19
out
10

Vox Populi aponta Dilma com 51%; Serra tem 39%

19/10/2010 – 10h09
Vox Populi aponta Dilma com 51%; Serra tem 39%
Eduardo Simões
Da Reuters
Em São Paulo A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 51% das intenções de voto, contra 39% de seu adversário, José Serra (PSDB), segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira pelo portal IG.

De acordo com o Vox Populi, 4% dos entrevistados se declararam indecisos e 6% disseram que votariam em branco ou nulo.

Na pesquisa anterior do instituto, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, Dilma tinha 48%, contra 40% de Serra. Os indecisos somavam 6% e os votos brancos e nulos, 6%.

Se considerados somente os votos válidos –que excluem os brancos, nulos e indecisos– Dilma tem 57%, contra 43% de Serra. Na sondagem anterior, a petista aparecia com 54% dos válidos, ante 46% do tucano.

O levantamento do Vox Populi analisou ainda o voto religioso. Conforme o instituto, Serra tem 44% das intenções de voto entre o eleitorado evangélico, ante 42% de Dilma. Entre os entrevistados que se declararam ateus, Dilma tem 49%, ante 36% de Serra.

Dilma também aparece à frente de Serra entre os eleitores que se disseram católicos praticantes (54% contra 37%) e não praticantes (55% contra 37%).

O voto religioso foi apontado como um dos fatores que impediram a vitória de Dilma já no primeiro turno da eleição presidencial em 3 de outubro.

O motivo seria uma rejeição dessa classe do eleitorado à suposta posição de Dilma favorável à descriminalização do aborto. Pressionada por setores religiosos, Dilma assinou uma carta na semana passada se comprometendo a não alterar a legislação existente sobre o aborto.

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados declararam estarem decididos sobre em quem votarão no dia 31 de outubro, enquanto 9% afirmaram que ainda podem trocar de candidato. A consolidação é maior entre os eleitores de Dilma, 93%, enquanto entre os de Serra 89% estão decididos.

A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, tem margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto ouviu 3.000 pessoas para o levantamento.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 36193/2010.

Anúncios

1 Response to “Vox Populi aponta Dilma com 51%; Serra tem 39%”


  1. outubro 19, 2010 às 3:31 pm

    Pessoas com um mínimo de análise crítica da situação do país, da conjuntura nacional e internacional, não podem querer o retrocesso da nação à medievalidade e neocolonialismo da era fhc e seus venais! Basta comparar uns poucos dados objetivos para constatar o avanço, principalmente do ponto de vista social: foram criados quase 15 milhões de empregos oficiais, 14 univernidades novas, mais de 200 escolas técnicas, melhoria do poder aquisitivo geral, salário mínimo melhorado, programas de compensação do tipo bolsa família, prouni, etc. Enquanto os representantes das oligarquias locais e imperiais favoreceram o grande capital e a dominação desde o norte, quase privatizando tudo e, até, permitindo instalação de base militar para o império melhor nos controlar e aos vizinhos (base de Alcântara/MA). Agora, desesperados, os direitistas e retrógrados apelam a empresários externos (fhc se reunindo em Foz do Iguaçu com 150 deles) pedindo ajuda e oferecendo, como garantia, a privatização da Itaipu, Banco do Brasil, Petrobrás, etc. em troca. Então, e caberia à polícia federal, judiciário, ministério público, etc. tomar providências para enquadrar esses vende-pátrias e colocá-los em seu devido lugar: cadeia e sem direito a habeas-corpus, etc. já que se trata de crime de lesa-pátria. Porisso, não é hora de voto nulo, branco ou indecisão! É hora crucial de defesa de nossa pátria, nossa soberania e dignidades nacionais! Temos que cobrar muita coisa mal feita no governo Lula/Dilma, como as efetivas reformas de cunho progressista tão necessárias, como a agrária, financeira, eleitoral, urbana, política, ambiental, judiciária, etc., realizar a aduditoria da dívida pública, que consome mais de um terço das receitas e só faz aumentar de volume, hoje superando os 2 trilhões de reais (Por quê?). Baixar, imediatamente os juros, que são os mais altos do mundo, as tarifas públicas (as mais altas do mundo), reestatizar as empresas praticamente doadas pelo desgoverno anterior e muito mais, que deveremos discutir com o futuro governo de Dilma!
    Portanto, como se nota, é preciso melhorar o nível de acesso da população às informações, criando para isso mecanismos de democratização da mídia, hoje entregue a poucos latifúndios familiares de informação, acabar com esse monopólio lesivo ao país. Melhorar o nível de politização de nosso povo com promoção de debates, cursos de formação com características criativas e críticos. Tudo é possível, em havendo vontade, mas, também, é preciso que os movimentos populares e representantes deles se moverem para articular as massas para isso.
    Mesmo com as pesquisar indicando na direção da vitória de Dilma, não podemos entrar no clima do “já ganhou!”, temos que batalhar todo dia, toda hora, para convencer os indecisos e fazer, até, reverter votos equivocados na reação, porque argumentos nós temos de sobejo!
    Pra frente, rumo à vitória do 13 e, depois continuar a luta pela melhoria das condições de vida e democracia nesse país que tanto amamos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: